28 de julho de 2010

Animes Que Ganham Oscar

Hayao Miyazaki
Hayao Miyazaki é um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema de animação japonesa, alcançando sucesso e reconhecimento em todo o mundo. Iniciou sua carreira em 1963 trabalhando para a Toei Animation, produzindo seu primeiro longa metragem Watchdog Bow Wow.
A partir dai participou em um grande número de séries de TV até 1983, quando começou a se dedicar exclusivamente aos longas metragens. Graças ao grande sucesso do mangá Nausicaä e o Vale do Vento, Hayao Miyazaki em parceria com Isao Takahata, funda o seu próprio estúdio de animação, o Estúdio Ghibli, no qual ele viria a produzir as suas mais premiadas e reconhecidas animações.
Após o lançamento de Princesa Mononoke em 1997, anuncia sua aposentadoria, mas retorna em 2002 para dirigir A Viagem de Chihiro, filme com o qual recebe o Oscar de melhor longa-metragem animado de 2003.
Depois de A Viagem de Chihiro, Miyazaki ainda dirige O Castelo Animado (indicado ao Oscar em 2006) e o seu trabalho mais recente, Ponyo on the Cliff by the Sea (Ponyo a Amizade que Veio do Mar), lançado no Japão em 2008 está chegando aos cinemas brasileiros.
Ponyo conta a história de uma peixinha dourada que é resgatada pelo garoto Sosuke e os laços de amizade que se formam entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.




Nausicaä Do Vale do Vento

Em 1982, enquanto trabalhava em seus seriados,  Miyazaki escreveu e desenhou o mangá Kaze no tani no Naushika, mais conhecido internacionalmente como Nausicaä e o Vale dos Ventos. Utilizando alguns elementos que são considerados sua marca registrada em outras animações - o gosto pela aviação, ecologia e suas consequências e a ausência de um vilão da maneira como conhecemos - o mangá foi um grande sucesso, o que levou o diretor a preparar a versão animada de sua própria série.
Produzido por Isao Takahata e animado pela produtora Topcraft, o anime, lançado em 1984, foi um sucesso tão grande que deu forças a Hayao e Takahata abrir seu próprio estúdio de animação: o Estúdio Ghibli.
A partir daí, Miyazaki começou a se dedicar a escrever e dirigir longas-metragens, e o sucesso alcançado com Nausicaä só se fazia aumentar. Vale notar que Miyazaki continuou escrevendo e desenhando o mangá de Nausicaä durante 12 anos! Ele terminou a série apenas em 1994.


Quando eu tiver um tempinho extra eu passo os links pra download dos filmes dele :)


A história de Nausicaä

Mil anos após os 7 Dias de Fogo, um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações. Isolados um dos outros pelo Mar da Corrupção; uma floresta com plantas e insetos gigantes.
Tudo nesta floresta é tóxico, incluindo o ar. Nausicaä é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo em que tenta salvar seu povo da ação belicosa dos reinos vizinhos.
A princesa Nausicaä é carismática, jovem e corajosa. Seu nome vem da princesa Nausicaä que ajudou Odisseu. Parte de sua personalidade veio do conto do folclore japonês A princesa que amava insetos. 



Fica a dica:
                 - Um podcast somente sobre o Miyazaki e que eu considero o melhor portal de podcasts que já vi e ouvi.



Biografia Completa Aqui: Miyazaki

3 comentários:

  1. Hayao Miyazaki gatinho ;9 *parei* HASUHASUSH
    mto massa o post *o* :DDDD. Parabéns pelo blog tá mto interessante, continua assim (: bg:*

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, ja estou baixando esse anime pra da uma conferida,vlw continue assim ;D

    ResponderExcluir
  3. Bom post, gosto de animes só não tenho tempo pra ver... trabalho é foda :/

    quando eu tiver tempo eu assisto esse ai anime ai

    abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir