19 de julho de 2010

Death Proof de Quentin Tarantino estréia no Brasil..

Resolvi postar hoje sobre um filme que está rolando por aí nas salas de cinema do nosso querido Brasil. O filme em questão acabei assistindo um ano atrás (eu não ia esperar tanto tempo, tirando a incerteza se viria a estrear aqui) sob recomendação de um amigo.
O filme é uma homenagem de Quentin Tarantino aos filmes exploitation e demorou 3 anos para vir para o Brasil, mas faz sentido, por que o filme não fez sucesso nos EUA então a playarte resolveu segurar o filme logicamente pensando que não iria dar dinheiro.
Tarantino então continuou com seus filmes e fez Bastardos Inglórios concorreu ao oscar (e venceu), logicamente a playarte decidiu lançar o filme. Tá certo que se eu fosse dono de uma distribuidora faria a mesma coisa, e certamente você também, pois o mundo gira em torno do dinheiro.

O que eu quero expor aqui, e que eu acho engraçado por sinal, é que o cara que não acompanha a "timeline" do Tarantino acredita que esse é um novo filme do Tarantino e não 'tá nem aí' para a data do filme, depois de assistir Bastardos Inglórios o cara pensa "que porra de filme é esse? Filme com cara antigo. Fica pulando na tela, que muda de cor?? Fotograma tá sujo, que porra que é essa?"
Então depois de assistir e não entender Death Proof, o cara que não entende a homenagem de Tarantino, risca o nome de Quentin Tarantino de sua caderneta e não vê mais nenhum filme de Quentin Tarantino. - fato

Filmes Exploitation são filmes carregados de horror, violência, nudez, essas coisas.
Confesso que não entendi todas as referências do filme, convenhamos que para entender todas as referências do Tarantino o cara tem que ser um pac-man do cinema. Mas o que eu entendi é que o filme é simplesmente espetacular!! Aquele fotograma sujo, aquelas cenas clássicas com a assinatura do Tarantino nas primeiras horas do filme é que faz valer a pena o resto do filme todo. A fotografia é
linda e sem palavras também. Não gostei muito das horas seguintes, achei que não era tão Tarantino assim, acredito que deva ser a parte onde o filme se torna bem exploitation, e como eu não conheço muito filme assim...

Kurt Russel nas primeiras horas da película está aterrorizamente sedutor, atuação perfeita! O núcleo
feminino da primeira parte é tão envolvente que te faz querer ver onde toda aquela história vai dar. Já o núcleo feminino da segunda parte não me agradou tanto e não me cativou como o primeiro.
O Tarantino, como de prache, aparece mais uma vez em uma de suas películas. Ele aparece justamente nessa primeira parte do filme onde tudo é tão glorificante. E convenhamos, quem assisitiu o filme, lembra daquela cena entre o cherife e o seu filho número um, onde eles solucionam o caso e deixam o caso pra lá ao mesmo tempo. Essa cena é GENIAL. Podia acabar o filme ali pra mim.

É isso aí, três anos depois tá aí nas telas de cinema do Brasil Death Proof (À Prova de Morte). O que era pra ser uma homenagem às salas de cinemas, juntamente com Grindhouse (Planeta Terror), que exibiam esse tipo de filme, chamadas de Gringhouse, acabou ficando como "um filme qualquer". A ideia era lançar junto os dois filmes, assim como faziam nessas salas grindhouse onde se exibia sessões duplas de filmes exploitations.
Porém não deu.. não rolou..
Fica aí a dica pra mais um filme espetacular do mestre:
Quentin Tarantino
Planeta Terror - 2007 / À Prova de Morte 2010

Um comentário:

  1. Primeiro.
    Bom eu não li nem 1/3 do que está escrito ali em cima, mas concordo e apoio totalmente tudo que ele postou.
    Até..

    ResponderExcluir