5 de agosto de 2010

Lupin III: O Castelo de Cagliostro (Rupan Sansei: Kariosutoro no Shiro 1979)



Esse filme faz parte da coleção Pré-Ghibli.


O castelo Cagliostro é um dos primeiros trabalhos do Myiazaki como diretor, ele já havia trabalhado como diretor de animação em outros trabalhos.


Você pode conferir mais sobre o Myazaki e suas obras clicando aqui. De volta ao personagem... Lupin é um personagem muito famoso no Japão e embora ele não tenha surgido com o Castelo Cagliostro, ele conseguiu aumentar sua fama devido à película. Ele é um dos poucos personagens que sempre vão dar dinheiro, pois a mídia japonesa usa muito ele. Ao contrário de pókemon que é lançado todo ano, Lupin tem uns 5 filmes em 30 anos (se não me engano). Porém todo ano sai um especial novo sobre o personagem.

Lupin é um ladrão muito inteligente. Nas séries ele é descendente de um Lupin-francês também ladrão. Lupin-frânces é como se fosse um Sherlock Holmes, ele tem as mesmas peculiaridades e o mesmo charme de Holmes, mais um traço que notamos em Lupin III.

O filme começa com o personagem Lupin e seu amigo Daisuke Jigen (um atirador-foda) fugindo em seu mini-carrinho LOTADO de dinheiro (lotado mesmo). É nessa cena que já vemos o traço da animação e seu poder. O traço é antigo, mas é tão bem trabalhado e ao mesmo tempo simplório, que me deixou fascinado antes dos 10 minutos da trama. Durante a fuga eles descobrem que o dinheiro é falso (não me lembro como) e decidem atirar todo o dinheiro fora como auxilio na fuga. Entretanto essas notas não são somente notas falsas, elas são notas lendárias que são fabricadas para dar uma espécie de ajuda para o desenvolvimento do país. Nos primeiros anos da vida-de-ladrão de Lupin ele tentou encontrar a fonte dessas notas e falhou. Pela cena inicial notamos que foi um difícil roubo dessas notas é então que Lupin (bravo) e Jigen decidem ir atrás das placas que fabricam essas notas e é onde incia a trama realmente.

Os personagens decidem ir para o condado de Cagliostro, mas um pouco antes de chegar eles encontram uma noiva em fuga (trocadilho) que está sob perseguição de uns capangas, e, Lupin como é muito mulherengo, decide ajudar a noiva. Essa cena da perseguição é tão bem produzida que até mesmo o renomado diretor Steven Spielberg utiliza ela como referência em entrevistas, depoimentos, alegando ser a cena de perseguição de carros mais bem feita na história do cinema. A cena é tão frenética que nos prende ao ponto de torcer para que dê tudo certo! Vale ressaltar que o filme foi todo produzido à moda antiga, na mão! Durou cerca de 8 meses (rápido), a criação do filme.

A trama segue em torno do Lupin tentando a judar a moça (Clarisse) a fugir do seu casamento obrigatório com o conde Cagliostro e descobrir a origem das notas falsas. O conde quer casar com Clarisse para obter um tesouro, porém na cena da fuga acontece um empecilho, e como eu não quero dar muito spoiler não irei mais falar sobre os acontecimentos do filme.
Nem preciso falar nada da trilha sonora, se você viu o filme e não gostou da trilha, você tem sérios problemas.

Enfim, não conheço muito sobre o personagem Lupin, na verdade não conheço nada, porém deixo a sugestão pra quem conhece o Lupin, de comentar sobre o que você sabe sobre esse fantástico personagem que é a estrela desse filmaço de anime.

Assistam O Castelo Cagliostro! Um bom filme de anime de 1979


Nenhum comentário:

Postar um comentário