8 de agosto de 2010

A Origem (Inception, 2010)


Decidi fazer um pequena crítica **SEM SPOILERS** sobre A Origem, filme dirigido pelo Cristopher Nolan (Batman Begins/The Dark Knight) e interpretado por Leonardo DiCaprio (Shutter Island), Ellen Page (Juno), Joseph Gordon Levitt (Mysterious Skin) entre outros. Enfim, o elenco é completo.


O Filme tem uma idéia inovadora e que nos provoca entusiasmo no fã do bom cinema. Pra começar:
    - O filme funciona muito bem como um filme de sci-fi. Ele apresenta conceitos interessantíssimos que são bem explicados dentro de sua premissa, conceitos absurdos mas, que funcionam, que tem uma lógica/coerência interna.
    - Funciona como um filme do gênero ação. É um filme que tem uma ação quase que ineterrupta, muito bem coreografada por Nolan e desempenhada pelos seus atores (vide cena do Levitt-ando-, jogo de palavras aqui).
    - E funciona como um thriller admirável. O filme vai de um crescendo absurdo que não se torna chato em momento algum.

Enfim, é um filme que atravessa os gêneros e que empolga não só por usar vários gêneros, ele justamente empolga por ser tão bem concatenado, cuidadoso, inteligente. É definitivamnete o blockbuster que sonhamos há tempos (Matrix fez isso). E não é filme que dá gosto de ver só por ser inteligente não, dá gosto de dizer "é o melhor filme do ano" porque o Nolan acredita na inteligência do espectador, que não fica de 10 em 10 minutos se explicando como a maioria dos filmes Holywoodianos fazem.

Falando do filme em si, este gira em torno de um grupo de ladrões não muito comuns que, por sua vez, roubam informações através dos sonhos das pessoas. O filme contém elementos bem orgânicos sobre os sonhos, conceitos bem explicados durante o filme como, quando estamos dormindo e sonhamos com um telefone tocando, é porque o nosso despertador está tocando e o nosso sistema neurológioca transpassa isso pra preservar o sonho.

Os efeitos visuais são muito bem trabalhados, em momento algum existe um desperdício de dinheiro com esses efeitos Toda cena que contém efeitos visuais (seja com a 30mm ou com a 70mm) é muito bem colocado por Nolan e têm uma razão que ajuda no desenrolar da trama, o que não acontece nos blockbusters hoje em dia, onde efeitos visuais são atirados para satisfazer os olhos do público blockbuster.





Como eu já havia dito para um amigo meu, o Leonardo DiCaprio no filme tem uma semelhança muito grande com outro filme que ele protagonizou que é a Ilha do Medo, tem semânticas e estruturas muito semelhantes. No filme ele tem esses problemas com a família no passado e que acaba interferindo no resto da trama de forma orgânica e não foi criada somente para sentirmos pena do personagem ou pensarmos "ah ele tem um problema com a família". Dois grandes filmes e um grande ano do Leonardo.

Ao longo da trama eu fui sentindo um pouco de falta do absurdo, do filme ser um pouco mais livre, porém é totalmente lógico e explicado durante o desenrolar do filme o porquê de ser tão parecido com o nosso mundo real, ser tão racional (não quero dar spoilers).

O filme é complexo do começo ao fim, ele aposta na inteligência do espectador até o seu segundo final. As pessoas vão sair da sala de cinema discutindo sobre o filme, criando especulações sobre o final do filme. É o filme mais mind fuck do ano haha..
Recomendo.


Gostou? Comenta

Um comentário:

  1. Pelo que você falou, realmente deve ser o melhor filme do ano! "Ancioso para assistir" *-*

    ResponderExcluir