12 de setembro de 2010

Lista: 5 Filmes do Kubrick


Stanley Kubrick foi um cineasta completo. Poucos dirigiram filmes de tantos gêneros diferentes: comédia, drama, épico, guerra, terror, ficção científica, thriller, suspense... E tudo com maestria.


Segue a lista dos5 filmes:



Glória Feita de Sangue (Paths of Glory, 1957) - Para mim, o primeiro dos grandes filmes do cineasta. Depois dele, você dificilmente verá com os mesmos olhos o lado "bonzinho" da Primeira Guerra (no caso, os franceses da Tríplice Entente). Soldados são mandados em uma missão inútil e suicida e não conseguem sair das trincheiras. Por conta disso, quatro deles (um de cada pelotão) são acusados de covardia e levados à Corte Marcial, onde poderão ser condenados à morte. Um belo filme de guerra e julgamento.



Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, 1964) - Comédia de humor negro que brinca com o temor da guerra nuclear, tão em voga nos anos 60. Um general americano enlouquece e manda seus B-52's bombardearem a URSS. Devido a uma série de regras de segurança, o pentágono não tem como pedir para os aviões voltarem, o que culmina em um dos filmes mais engraçados que já assisti, com Peter Sellers fazendo três papéis espetaculares. Imperdível.



2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968) - Sinônimo de ficção científica. Conta a história de uma viagem tripulada a Júpiter, onde o computador que controla a nave enlouquece. Mais do que isso, propõe uma solução para o enigma da "criação" dos seres humanos. Agora, mesmo que você não entenda nada, só o visual já impressiona. O que mais gosto na lista.



Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971) - Em uma sociedade futurista, jovens desajustados saem à noite para cometer todo o tipo de atrocidades, apenas para se divertirem. Quando um deles é preso, acaba sendo voluntário em um experimento governamental que visa eliminar toda a propensão à violência da pessoa. Pode uma pessoa totalmente pacífica sobreviver em um mundo violento?



O Iluminado (The Shining, 1980) - Horror baseado no livro de Stephen King. Um escritor frustrado arranja emprego de zelador e vai, juntamente com a esposa e o filho pequeno, passar o inverno em um hotel isolado pela neve. Pouco a pouco, ele vai enlouquecendo sob a influência maligna do hotel. Uma curiosidade é que a trama é bem diferente do livro e o próprio King já disse que não gostou do resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário