16 de agosto de 2010

Lista: 5 Filmes do Tarantino

Este post pode faz parte da seção de Listas
Essa lista é dedidacada ao talentoso e brilhante Quentin Tarantino que, pra mim, é o melhor diretor dos últimos anos.
São poucos os diretores que conseguem inovar e chocar o público com cada película nova lançada. E nisso o Tarantino sabe fazer, e muito bem!
Segue abaixo a minha lista dos 5 filmes essenciais de Quentin Tarantino:



 
Pulp Fiction - Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994) - Estrelado por John Travolta, Samuel L. Jackson, Tim Roth, Bruce Willis, Christopher Walken e Uma Thurman.

"Todo mundo calmo, isto é um assalto!"
"Se qualquer fdp se mexer, vou matar um puto por vez, até o último de vocês!"
É impossível um filme com esse diálogo inicial terminar com essas frases não ser bom!
Para muitos, a obra-prima de Tarantino. Conta uma série de histórias paralelas, que vão se cruzando, sem uma ordem específica. Todas envolvendo o mundo do crime.
Na época de seu lançamento, gerou certa polêmica devido a uma suposta "violência gratuita". Besteira da mídia. o filme é BOM DE MAIS!


Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992) - Estrelado por Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen, Steve Buscemi e Quentin Tarantino.

O filme de estréia de Tarantino conta a história de um assalto a uma joalheria que deu errado.
A narrativa não linear e o roteiro, irônico e violento, foram considerados extremamente originais.
O elenco é sem palavras, o que já demonstrava o talento de Tarantino para atrair grandes nomes para seus filmes.



Kill Bill vol. 1 (Kill Bill vol. 1, 2003) - Estrelado por Uma Thurman, Lucy Liu, Daryl Hannah, David Carradine, Michael Madsen, Julie Dreyfus e Sonny Chiba.

Não sei ao certo qual volume é o melhor, mas sei que esse primeir volume explodiu meu cérebro. Eu saí da sala de cinema com cara de tacho.
O que são as lutas de espada? O exagero de sangue jorrando? A sede de vingança da Thurman? E a trilha sonora?
Tudo em Kill Bill é exagerado e provoca alguma reação da platéia. Além de criar uma expectativa alucinante para ver o segundo volume.
É um filmaaaaaço para se ver quantas vezes quiser.



À Prova de Morte (Death Proof, 2007) – Estrelado por Kurt Russell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Rose McGowan, Quentin Tarantino e Eli Roth.

Um filme menos visto de Tarantino, já que fazia parte do projeto Grindhouse, composto por À Prova de Morte e Planeta Terror (Robert Rodrigues). Como você pode ler a crítica aqui.
É bem diferente, por simular produções B, de baixíssimo orçamento, que passavam no cinema em sessões duplas. Por isso, possui som irregular e cortes bruscos de cena, como se faltassem pedaços do rolo de fita.
Conta a história de um serial killer que se diverte perseguindo garotas com seu carro de dublê de seriados.
O filme tem vários “diálogos tarantinescos” e uma incrível perseguição na estrada. Mas nada se compara ao acidente de carro, que é repetido em câmera lenta mostrando o ponto de vista de cada uma das vítimas. Uma das cenas mais espetaculares que já vi na telona.
 


Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds, 2009) – Estrelado por Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Eli Roth, Diane Kruger e Daniel Brühl.

Um grupo de judeus americanos é formado com um único objetivo: matar (e escalpelar) nazistas.
Liderados por um caipira do Tennessee interpretado por Brad Pitt, em uma atuação muito engraçada, os Bastardos acabam descobrindo que têm a chance de matar todo o alto comando nazista, incluindo Adolf Hitler.
O que eles não sabem é que o Cel. Hans Landa, o caçador de judeus, está em seu encalço. Landa, além de ser um dos melhores personagens de Tarantino, é interpretado com maestria por Christoph Waltz, que ganhou merecidamente uma estatueta.


Gostou? Comenta 

Um comentário:

  1. Pô alem de ser um exelente ator, só está em filme Fod...

    Ótimo post vo baxa alguns muahahaha!

    abras continua tendo essas idéias de post brilhantes que ficaremos feliz *-*

    ResponderExcluir